Bem-estar, massagem, massoterapia e
e terapias manuais em Campo Grande MS


Drenagem Linfática (1 hora)

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo – a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.

Para entender melhor como ela age, é essencial conhecer as estruturas que compõe esse sistema, a linfa e os gânglios linfáticos:

O sistema linfático trabalha como uma terceira circulação, além da arterial e da venosa, e a linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos. Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas. Seu aspecto é viscoso e amarelado. A linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios.

Já os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo. Eles são parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada.

As áreas comuns em que os linfonodos podem ser sentidos, através da palpação, incluem:

  • Virilha;
  • Axila;
  • Pescoço (existe uma cadeia de linfonodos de cada lado do pescoço);
  • Abaixo da mandíbula e do queixo;
  • Atrás das orelhas;
  • Na parte posterior da cabeça.

Tipos de Drenagem oferecidas pelo Mahalla Massoterapia

Drenagem linfática Pré e pós operatório – Quando o corpo se submete a uma cirurgia plástica, os tecidos sofrem uma série de lesões que precisão ser restauradas. Passando então pelo processo de restauração tecidual que inclui as alterações como edema (inchaço), equimoses (manchas Rochas) e fibroses (formação de tecido cicatricial) .
Os efeitos da drenagem linfática se concentram na regeneração rápida da pele, e eliminação de toxinas e aceleração realizado pelo sistema imunológico favorecendo uma ótima recuperação. A Drenagem linfática pós operatória pode demorar de 10 a 20 sessões.Bons resultados na redução dos edemas são observados nas já nas primeiras sessões.

Drenagem linfática corporal – O procedimento consiste em uma massagem com movimentos bem suaves, que tem como principal objetivo trabalhar no estímulo ao sistema circulatório do corpo, incentivando ao desenvolvimento do corpo e à circulação sanguínea.

Drenagem linfática facial – A drenagem linfática facial é um procedimento que ajuda a estimular o fluxo linfático. Os gânglios linfáticos atuam na regulação das gorduras, no envio de glóbulos brancos para agir em processos de cura no organismo, na eliminação de bactérias e na proteção do corpo contra agentes patogênicos (causadores de doenças) que entram no corpo através dos olhos, nariz e boca.

Benefícios da Drenagem Linfática

  • Desintoxica o organismo
  • Elimina líquidos acumulados no organismo
  • Ativa o sistema imunológico
  • Atua como analgésico
  • Alivia hematomas e inchaços após cirurgias plásticas
  • Auxilia no tratamento da celulite

 

Grávida pode fazer?

Não só podem como devem! O edema, ou retenção de líquidos, é um problema comum na gravidez, e a drenagem é perfeita para reduzir esse incomodo. Ela ainda pode ajudar prevenir a celulite e as estrias, diminui bastante o inchaço corporal ao final do dia.

Porém, essa drenagem só pode ser feita com aval do médico! Normalmente isso ocorre a partir do terceiro mês de gestação e a massagem deve ser diferenciada, pois não se deve drenar a região abdominal e da mama, e sim apenas fazer movimentos de deslizamento suaves. A gestante não pode ficar de bruços e por isso a drenagem na parte posterior é feita com a paciente de lado.

 

Alie a drenagem linfática com…

Alimentação balanceada

Os resultados desse tratamento para melhorar a circulação é muito maior se o paciente se alimentar bem. Reduzir a quantidade de sódio, por exemplo, ajuda muito a diminuir a retenção de líquidos, um dos problemas tratados pela drenagem linfática. E o sódio não está presente apenas no sal, ele é muito comum em alimentos industrializados, mesmo os doces como biscoitos recheados, sucos em pó e refrigerantes.

Por outro lado, vale a pena incluir mais fibras na sua alimentação, pois isso melhora o trânsito intestinal e com isso há uma melhora também na retenção de líquidos.

Ingestão de líquidos

Pode parecer irônico, mas quanto mais líquidos você ingerir, menos retenção terá! Isso porque o nosso corpo tem um equilíbrio muito grande com a água, portanto, quanto menos ela estiver disponível no corpo, mais ela ficará retida ? e menos ela será eliminada na urina, por exemplo. Por isso mesmo, garantir que seu corpo está sempre bem hidratado ajuda a reduzir a retenção, potencializando a sua drenagem linfática.

Atividade física regular

Não adianta, aumentar a quantidade de atividade física sempre será indicado quando o assunto é saúde. No caso da drenagem, o exercício aumenta a oxigenação do corpo, o que favorece a ação da sua drenagem linfática.


Tipo: Terapia Manual

Duração: 1hora

Gênero: Masculino e Feminino


Agende uma sessão agora mesmo:

  Telefone: (67) 99157-0320

  WhatsApp: (67) 99350-0792


Outros Tratamentos:


Mahalla Massoterapia  © 2017 - Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade